O inimigo desconhecido da humanidade e o balanço de 2020!
Na segunda parte do mês de dezembro, a melhor notícia a comemorar é que o ano de 2020 está chegando ao fim.
Esse fim nunca foi tão desejado por toda a humanidade. Razões não faltam: Milhares de pessoas perderam a vida por conta do inimigo desconhecido chamado vírus COVID 19. Muitas famílias ficaram órfãs de seus queridos. Pode-se dizer, sem medo de errar, que a tristeza e o medo, foram a marca registrada para essas famílias e para todos nós.
Muitos tiveram que mudar suas vidas. Iniciou-se,como prioridade 1, a "guerra" de todos os cantos do planeta na busca de uma solução para combater o inimigo comum . Cientistas iniciaram uma busca alucinada de encontrar um remédio ou uma vacina para combater o inimigo que aos poucos foi sendo estudado e melhor conhecido.
Em paralelo os profissionais da área de saúde passaram a ser os "soldados" do primeiro combate arriscando-se a serem contaminados pela doença, mas lutando bravamente na tentativa de salvar vidas. Muitos perderam suas vidas. Exatamente como numa guerra.
Se não bastasse tudo isto, houve a destruição da economia global com a necessidade de paralisação de muitas empresas e a suspensão de contratos de trabalho. Os governos de todos os países buscaram soluções nem sempre positivas. Alguns de forma absurda tentaram usar o grande problema em soluções políticas e não faltaram casos de corrupção e desmandos de governantes.
Enfim, chegamos ao final do ano de 2020, com muitas incertezas . Certamente a maior delas é a de que será que no próximo ano de 2021 a humanidade ficará definitivamente livre deste inimigo comum com a utilização de vacinas criadas em tempo recorde? E, isto, se entende devido a emergência que a situação se apresentou.
Por fim, nós da área de festas e eventos fomos também muito prejudicados pelas razões obvias e deixamos de realizar alguns sonhos de nossos clientes, adiados para 2021, devido a toda essa verdadeira calamidade.
De positivo, a esperança de que as vacinas sejam a forma que o inimigo venha a ser derrotado e possamos voltar à vida normal.
Como legado de toda essa situação, e com toda certeza, ficarão alguns aprendizados importantes. Entre eles, por exemplo: Reuniões que antes eram feitas presencialmente e para isso grandes deslocamentos de pessoas, agora pode-se fazer virtualmente. Muitas empresas descobriram que podem continuar sendo produtivas com o trabalho de colaboradores, sendo feito remotamente. Vendas de produtos online passou a ser uma realidade. A lista de legados é bem grande.
Finalizando, resta pedir ao Criador de todas as coisas que ilumine a mente de todos o guerreiros que estão lutando para encontrar uma forma de neutralizar o inimigo comum, vírus COVID19.
Feliz 2021!
Túlio de Pinho é Mestre de Cerimônias e Celebrante de casamentos sociais ecumênicos.